Quais os sentidos de comer e cozinhar na sua vida? Por que e pra quê você faz isso?
Fonte da imagem: site medium.com
Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre isso. E é exatamente isso que o Michael Pollan (jornalista, autor e professor) te convida a fazer na série que está na Netflix.
Michael Pollan, autor da série.
Fonte da imagem: site The Boston Globe
Particularmente, sempre estimulo todas as mulheres a pensarem além do quanto e o que devem comer, independente do motivo pelo qual resolvam cuidar da alimentação.
95% das minhas pacientes me procuram para tratar a sop. Muitas delas chegam até mim com diversas crenças alimentares. Algumas destas crenças surgem a partir de conversas com amigos e familiares, outras do apelo da mídia.
O fato é: independente da sop, é quase inevitável que ressignificar essas crenças estejam presentes durante o acompanhamento nutricional que faço com elas. Realmente só acredito que as mulheres se tornam livres das amarras da "mentalidade de dieta" quando olham para si e para tudo o que rodeia a alimentação e o ato de comer com carinho. E é exatamente isso o que essa série traz.
Vou fazer uma breve resenha, com o meu olhar, sobre a série.
Ela é dividida em 4 episódios, os quais cada um tem o nome de um elemento da natureza (ao longo da série você vai descobrindo o porquê).
Ep. 1 - Fogo
Nesse episódio, Michael mostra o quanto somos únicos por cozinhar: os seres humanos são a única espécie que cozinha, sabia? Mostra também o que acontece quando vamos para a cozinha, separamos os ingredientes e começamos a colocar a mão na massa.
Ele propõe repensarmos muitas questões: as nossas relações com as pessoas que moramos e convivemos, o crescimento do número de programas de televisão sobre culinária, os motivos pelos quais as pessoas deixaram de cozinhar e o que tem acontecido por causa disso.
Ep. 2 - Água
O quanto a publicidade de alimentos mudou os nossos hábitos alimentares? Quanto tempo estamos dedicando para cozinhar? Qual é a história por detrás da mulher e da tarefa de "preparar alimentos"?
Nesse episódio, Michael mostra o quanto estamos sendo "levadas" por uma mão invisível (a da indústria de alimentos) e o quanto isso tem influenciado a nossa saúde e a das crianças. É um episódio que te sacode e faz repensar em muitos comportamentos, incluindo os aplicativos de delivery de comida. O quanto somos nós mesmas que escolhemos o que vamos comer?
Ep. 3 - Ar
Esse é um episódio muito bonito. Ele nos faz prestar atenção em como os alimentos são vivos e tem capacidade de crescimento, principalmente os pães. Além disso, traz à tona uma discussão forte sobre o glúten e a saúde.
Michael demonstra a história da alimentação - e mais uma vez mostra um lado da indústria alimentícia que nem sempre é trazido à consciência de todos. Relaciona comportamentos humanos atuais e a história do pão e do trigo com a economia, guerra e revoltas populares.
Ep. 4 - Terra
Queijos artesanais, salames, vinhos, chocolates. Para além da 'deliciosidade', o que mais esses alimentos são capazes de nos oferecer? Só o sabor é importante ou o processo de produção também?
Esse episódio é um convite para nunca mais olharmos a comida da mesma forma e para respeitarmos certos processos. Dar a valor a eles e a quem os faz.
Recomendo fortemente que você veja essa série e que se apaixone pelo mundo novo que irá se abrir para você. Acredito que nunca mais verá a alimentação da mesma forma.
Mas atenção: essa não é uma série para te "enfiar goela abaixo" a alimentação saudável. Esse é um conjunto de episódios que te faz ressignificar o espaço que você possivelmente (e infelizmente) mais teme na sua casa: a cozinha.
A série é inspirada no livro do Michael, "Cozinhar".
Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U
Comments