top of page
mármore

O que é bom para acabar com a candidíase vaginal?

  • Foto do escritor: nutri @carolinefbilro
    nutri @carolinefbilro
  • 22 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Se é possível curar sozinha e muito mais.



Antes de falar sobre como pôr fim aos incômodos gerados pela candidíase vaginal, preciso te contar alguns dos motivos pelos quais ela pode aparecer. Assim atuamos na causa e deixamos de apenas tampar o Sol com a peneira, não é?


A candidíase é provocada por um fungo, que quando em desequilíbrio com o restante da nossa microbiota, abre o quadro de candidíase. Isso significa que antes de qualquer coisa, é necessário observarmos como vai o nosso intestino e pele (sim, nosso corpo é conectado!).


Atualmente já se sabe que os microrganismos que habitam a nossa pele são parecidos com os do nosso intestino e que quando estão em desequilíbrio, a flora vaginal também descompensa.


Então aí vão algumas perguntas para te ajudar com esses indícios:

  • Sua pele tem escamado? Está muito seca? Possui muitas bolinhas principalmente no braço?

  • Você sente gases e inchaço abdominal com frequência?


Humm... se a sua resposta foi sim para pelo menos 2 dessas perguntas, a chance da sua microbiota intestinal estar em desequilíbrio é grande! Para além de pensar em como tratar de forma natural a candidíase, assim como em outras condições femininas, é necessário que os nutrientes consigam ser absorvidos de forma adequada e que a barreira intestinal esteja íntegra para que isso aconteça.


O que pode causar esse desequilíbrio?


A resposta é direta: um modo de vida desequilibrado (sono, alto consumo de alimentos industrializados e açúcares, baixa prática de exercícios físicos, exposição a desreguladores endócrinos e má gestão emocional). A manutenção desse ritmo de vida por anos piora cada vez mais a nossa microbiota.


Pela Ginecologia Natural, um fator também super conectado ao aparecimento da candidíase vaginal é o estresse excessivo e constante, a ansiedade e outros sentimentos "retidos". Tudo isso em conjunto, no mínimo, tem um grande potencial para gerar queda de imunidade e organismos causadores de doenças sobressaírem frente aos protetores (como os Lactobacillus, amigos da nossa vagina).


No meu acompanhamento particularmente, além de pensar um plano alimentar e suplementação focado em cada estágio da candidíase vaginal, também direciono sobre comportamentos que são comuns mas que criam um ambiente propício e deixam a região vaginal muito suscetível à Cândida como, por exemplo, dar descarga sem ter levantado do vaso sanitário ainda.


Bom, mas agora que você já entendeu que não adianta tratarmos a candidíase, principalmente se for de repetição, sem olharmos para a nossa microbiota e pilares do modo de vida, vamos para a pergunta central desse artigo.


Quais as principais formas de fazer a melhor alimentação para tratar a candidíase?

  • Evite alimentos ricos em farinhas refinadas - isso inclui os industrializados;

  • Enriqueça a sua rotina alimentar com preparações com ação antifúngica como orégano, alho e óleo de coco;

  • Evite alimentos ricos em açúcar - a Cândida tende a proliferar quando tem acesso fácil e constante a preparações que dão pico no hormônio insulina (como no caso de doces e preparações com farinhas refinadas);

  • Evite o consumo de alimentos e bebidas fermentadas (queijos envelhecidos, álcool);


A má notícia é que dificilmente um quadro de candidíase irá curar sozinha. É necessária uma atuação mais forte e por determinado período para que o fungo se reequilibre no organismo e não retorne a ficar em excesso. O tratamento mais tradicional utiliza o Fluconazol para o tratamento, mas ele já tem sido associado ao desenvolvimento de resistência do fungo a curar.


Muitas outras estratégias naturais PODEM e DEVEM ser utilizadas para tratar os quadros de candidíase, já que ele gera muito desconforto nas mulheres e pode ser transmitido para o/a parceiro/a no ato sexual causando uma situação chata no relacionamento. Além disso, nada melhor que uma mulher que sabe utilizar a medicina natural aplicada ao próprio corpo, não é?


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu Método OA² para o tratamento natural da saúde da mulher!


Ansiosa para te ver florescer,


Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U

コメント


Todos os direitos autorais reservados.

Caroline F. Bilro

Nutricionista expert em Saúde da Mulher

CRN-4 19100909

Local de atendimento: 100% online, diretamente do Rio de Janeiro (Brasil)

  • telegram
  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page