top of page
mármore

O que quem tem hipotireoidismo não pode comer?

  • Foto do escritor: nutri @carolinefbilro
    nutri @carolinefbilro
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

Sua tireoide precisa dos nutrientes certos para funcionar bem e te deixar bem disposta!



Não é incomum que mulheres sejam diagnosticadas com hipotireoidismo. O fato é que com uma saúde tireoidiana comprometida, muitos sintomas desconfortáveis podem surgir: ciclo menstrual irregular, queda de cabelo, cansaço em excesso e até mesmo o impedimento do equilíbrio do peso corporal.


No entanto é preciso estar atenta pois esses sintomas só são percebidos por mulheres que não estão com o tratamento adequado para hipotireoidismo, isto é, com uma alimentação que ajude no equilíbrio da saúde tireoidiana, com o uso de fármaco e cuidando das emoções.


Pela Ginecologia Natural, uma das abordagens que utilizo como base para acompanhar as pacientes, a glândula tireoidiana simboliza o nosso poder de fala, de expor ao mundo nossos sentimentos. O quanto você tem guardado para si o que pensa e sente?


Já na alimentação, uma tireoide que não funciona adequadamente esconde deficiências nutricionais e uma rotina alimentar baixa em nutrientes. Sem corrigir essa parte, mesmo com o uso de fármacos você ainda se queixará dos sintomas típicos de uma tireoide funcionando mau. O contrário também é verdadeiro: quando ajustamos essa base, até mesmo a dosagem do fármaco para tireoide pode ser reduzida.


E afinal, quais os 3 principais alimentos para ficar de olho quando falamos de tireoide?


  • Alimentos ricos em agrotóxicos: a ANVISA frequentemente faz testes em alimentos para identificar aqueles com maiores níveis de contaminação. Em geral, os que tendem a aparecer com mais frequência no Brasil são morango e pimentões, bem como o trigo e soja (por serem transgênicos).


A tireoide funciona como uma grande esponja. Por isso é importante evitar a exposição frequente a agrotóxicos - para esses alimentos, vale buscar comprar de produtores locais ou orgânicos, dar preferência a consumir na época de produtividade natural e evitar o consumo frequente (no caso do trigo e soja).


  • Alimentos ricos em conservantes, corantes e aditivos: alimentos ultraprocessados, isto é, com uma lista muito grande de ingredientes, costumam ser recheados dessas substàncias. Quanto mais você se expõe a eles, mais seu corpo inflamará, piorando a saúde tireoidiana.


  • Preparações muito ricas em carboidratos refinados (farináceos) e pouca proteína: quanto maior o impacto glicêmico da sua alimentação, maior a chance do desenvolvimento de resistência à insulina e agressão sofrida pela sua tireoide.


Na saúde da mulher, preservar a saúde tireoidiana é fundamental pois ela se relaciona diretamente com a saúde ovariana. Quem tem hipotireoidismo pode comer cenoura, beterraba, gengibre, amendoim, aveia, melancia, maçã e até mesmo tapioca, apenas é preciso que esses alimentos estejam dentro de uma rotina que considere o suporte à saúde hormonal feminina!


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para a saúde feminina!


Ansiosa para te ver florescer,


Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U 



Comments


Todos os direitos autorais reservados.

Caroline F. Bilro

Nutricionista expert em Saúde da Mulher

CRN-4 19100909

Local de atendimento: 100% online, diretamente do Rio de Janeiro (Brasil)

  • telegram
  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page