top of page
mármore
Foto do escritornutri @carolinefbilro

#8 Quem tem SOP pode ter Endometriose?

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Ainda não há uma resposta definitiva, mas há algumas suspeitas que sim, essa relação exista.


Fonte da imagem: Hospital das Clínicas de Bocatu (SP)


Isso porque a função anormal do estrogênio (que, nessas doenças, tendem a ficar em excesso) está muito relacionada às doenças endócrinas reprodutivas femininas, como é o caso da SOP e da Endometriose, ou seja, um ponto em comum entre elas.


Por causa dessa semelhança estrogênica nas duas doenças endócrinas reprodutivas, alguns estudos chamam a atenção para que talvez tenham alguma raiz próxima.


No entanto, ir além do foco estrogênico também é importante: um dos fatores que podem aumentar a ocorrência da Endometriose é a hereditariedade da doença entre parentes muito próximas (irmãs, mãe, avós e tias). Além disso, não são todas as mulheres com SOP que tem desregulação estrogênica.


Lembrando que tanto a causa da SOP quanto da Endometriose não foram 100% esclarecidas pela comunidade científica. Infelizmente, trabalhamos com suposições, por mais que baseadas em estudos clínicos reais.


Em uma visão mais integrativa, o órgão reprodutivo feminino também é muito influenciado pelas emoções. Procurar ajuda profissional quando há a percepção de acúmulo de mágoas, por exemplo, pode ser um dos pilares (há muitos outros) que ajudam a prevenir doenças reprodutivas femininas.


Pensando além do tratamento direto (com ajuda nutricional, endocrinológica e ginecológica) após a descoberta de ser portadora de uma dessas duas doenças, é importante cuidar com a prevenção.


Ao saber que na sua família já há histórico relacionado ao órgão reprodutor, você pode fazer uma limpeza dos principais disruptores endócrinos femininos, isto é, materiais que usamos no nosso dia a dia e que no nosso organismo imitam a molécula de estrogênio, confundindo o nosso corpo.


Em geral, esses materiais são: alumínio (muito presente em desodorantes - faça o seu caseiro ou procure por um livre de alumínio em casas de produtos naturais - e panelas), panelas teflon ou antiaderente (usar a de ferro ou inox) e materiais plásticos que sofrem muita variação de temperatura (ex: garrafas de água e potes, por mais que BPA free - há outros BPs menos conhecidos, mas que também podem atuar da mesma forma. Opte por garrafas de vidro ou inox).


Evitar os disruptores endócrinos já fazem parte da mudança do estilo de vida, mas dentro desse contexto, uma alimentação voltada para a SOP ou para o tratamento da Endometriose, assim como qualidade de sono adequado, autocuidado, exercício físico e controle de emoções se fazem essenciais.


Caso não seja possível fazer 100% dessas mudanças, faça o que estiver ao seu alcance. Além disso, esteja em constante check up médico, assim é possível identificar precocemente qualquer progresso ou surgimento de uma dessas doenças.


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!


Ansiosa para te ver florescer,

Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U

333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page