Fonte da imagem: Mundo Boa Forma
O que é o Jejum Intermitente?
É uma estratégia nutricional que planeja períodos de alimentação e não alimentação. É muito utilizado em pessoas que estão acima do peso ou com doenças metabólicas (dentre elas, síndrome dos ovários policísticos) porque de maneira fácil e simples, quando realizado de forma correta:
Permite que o corpo use a energia estocada (gordura) para realizar as atividades;
Diminui o estímulo frequente de produção de insulina - quando comemos proteínas e carboidratos, a insulina é liberada para que as nossas células recebam a "energia" desses alimentos;
Estimula o corpo a otimizar a limpeza celular - "descartar" células velhas e produzir células novas (isso já é feito normalmente, mas no jejum é potencializado), equilibrando a produção de substâncias inflamatórias do nosso próprio corpo (no sobrepeso, essas substâncias são produzidas em maior quantidade).
O que é realizar de forma correta?
Com um acompanhamento, principalmente se você nunca fez;
Utilizando a janela de alimentação com alimentos de qualidade e em uma quantidade que te dá saciedade (nem mais, nem menos);
Os protocolos utilizados
12h
É o natural do corpo humano. Ex: última refeição às 20h, primeira refeição às 8h.
16h
Ex: Última refeição às 20h, primeira refeição no almoço, às 12h.
18h
Ex: Última refeição às 20h, primeira refeição às 14h.
24h
Ex: Última refeição às 20h, próxima refeição às 20h do dia seguinte. É o protocolo mais rígido, não deve ser feito mais que 2x na semana e é indicado em situações bem raras, o que na minha opinião, não inclui as portadoras de SOP.
E afinal, deve ser uma estratégia considerada na SOP?
Sim, por que não? Gosto muito de lembrar que o nosso corpo foi programado para acordar bem cedo e ir dormir quando escurece.
⠀
Hoje somos capazes de acordar muito cedo e ir dormir quase que no dia seguinte, quando passa de meia noite e comemos para não "ir deitar com fome". Claro que o nosso corpo sente, assim como o nosso nível de estresse aumenta e a produção hormonal fica afetada com toda essa mudança.
⠀
Como mostrei, os protocolos de jejum intermitente variam de 12h a 24h. Mas antes mesmo de usar o JI como um recurso terapêutico, gosto de relembrar a nossa história como ser humano. 12h de jejum não é só um protocolo, mas se aproximar o mais perto de como o nosso corpo funciona.
⠀
Mas pode ser que jejum não seja para você, por diversos motivos: sua rotina, se você tem baixo peso (IMC < 18 kg/m²), se está grávida/ em amamentação, se tem algum distúrbio alimentar (ex: anorexia, bulimia), se tem alguma desregulação hormonal aguda extra a Síndrome dos Ovários Policísticos, dentre outras. E acredite: está tudo bem. Há outras estratégias a serem utilizadas!
Converse com um profissional MESMO para te acompanhar se essa for a escolha de vocês: ele vai ter muito o que avaliar e te explicar como você deve fazer.
Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U