#39 Quais alimentos proibidos para quem tem SOP? (parte 2)
- nutri @carolinefbilro
- 19 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.
Listei os 8 piores para você ler e salvar (ou correr).

Se você já leu esse texto aqui sobre os alimentos a serem evitados por quem tem SOP, já conhece o básico que deve ser evitado por quem foi diagnosticada com Síndrome dos Ovários Policísticos.
Portanto, no texto de hoje quero listar os 8 piores ingredientes que mulheres com SOP devem evitar a qualquer custo.
Fique atenta para que consiga reconhecê-los quando for comprar produtos no mercado e até mesmo em temperos naturais (Sim! leia sempre a lista de ingredientes do que comprar, até mesmo dos produtos à granel ou dos temperos de mercado).
Glutamato monossódico: muito presente em temperos (inclusive os naturais!!!), produtos congelados e molhos. Se você está se sentindo ansiosa com frequência, para além de cuidar da sua gestão emocional, revisar o que tem consumido no seu dia a dia pode fazer grande diferença para a forma como tem se sentido.
Xaropes (glicose, milho) ou açúcar invertido: muito presente em iogurtes, biscoitos/barras de cereais considerados fit e produtos congelados. Se você tem evitado consumir açúcar devido à SOP, precisa identificar se tem feito consumo de forma indireta - que gera os mesmos malefícios do excesso de açúcar.
Maltodextrina: muito presente em pães e produtos zero. É um carboidrato com poder adoçante/espessante que tende a ter liberação lenta no organismo, sem gerar picos de glicose. No entanto, aumenta a quantidade de carboidrato da mesma maneira no produto em questão - inclusive, não deve ser consumido por diabéticos/pré diabéticos.
Corante caramelo IV: muito presente em molhos escuros e refrigerantes/bebidas de líquido escuro. É uma forma de açúcar levada até seu ponto de queima. Inclusive, já é tido como cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), que faz parte da OMS.
BHT, BHA e benzoato de sódio: muito presente na maioria dos produtos industrializados por se tratarem de conservantes (sim, na maioria!!!). O BHT e BHA são considerados potenciais cancerígenos em humanos pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA. O Benzoato de Sódio também está relacionado à hiperatividade em crianças, o que pode nos levar a pensar no aumento da ansiedade na SOP.
Corante vermelho ou eritrosina: presente em produtos industrializados vermelhos (atenção aos industrializados com sabores de morango ou frutas vermelhas). Além de gerar hiperatividade em crianças (e, mais uma vez, poder impactar mulheres com SOP quanto à rotina de sono, estresse e ansiedade), também está relacionado à reações alérgicas e respiratórias.
Nitrito e nitrato de sódio: muito presente em embutidos (presunto, bacon, salsicha, linguiça...). É um conservante que aumenta o risco de câncer variados.
Sucralose e aspartame: muito presente em adoçantes de mesa e produtos zero açúcar. Para a SOP coloco ênfase no impacto deles na disbiose intestinal (desequilíbrio de bactérias intestinais). Vale ressaltar que as bactérias intestinais estão relacionadas à produção de estrogênio, um dos principais hormônios da saúde da mulher.
Uma das bases do meu trabalho é o autoconhecimento feminino. Eu realmente acredito que quanto mais você conhecer o que está impactando seus sintomas, mais leve é a sua relação com eles pois sabe o que está te influenciando.
Essa lista não foi feita para que pense "vou precisar morar em uma bolha!". Ela foi feita para que entenda de verdade a importància de dar preferência à comida de verdade em 90% das vezes na sua rotina alimentar e para que saiba quais são aqueles ingredientes que deve banir da sua alimentação porque te afetam.
Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para a saúde feminina!
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U
Comments