Qual o melhor leite: desnatado, integral, semi desnatado ou bebidas vegetais?
É comum o consumo de leite no ocidente junto à bebidas, em preparações culinárias (strogonoff, creme de milho...) ou como acompanhamento de petiscos e lanches (requeijão, cream cheese...). Se você é portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos já deve ter ouvido falar sobre ser preciso evitar leite...será mesmo?
Mas afinal, o que fazer?
O primeiro ponto que preciso compartilhar é que muitas mulheres ao ouvirem isso passam a procurar leites sem lactose, acreditando serem melhores. Leites sem lactose na realidade possuem lactose, mas contém em seus ingredientes a enzima lactase que ajuda na digestão desse açúcar (a lactose é o açúcar do leite).
Primeiro cenário - alergias
Ao acompanhar mulheres com sop, é frequente perceber o quanto possuem processos alérgicos, sejam eles em pele, couro cabeludo ou respiratórios. Quando isso ocorre, é necessário reavaliar o consumo de leite. Não por causa da lactose, mas pela caseína (proteína do leite).
O processo alérgico pode estar sendo desencadeado por essa molécula. Nesse caso, não há substituição para o consumo da bebida - ainda que o leite seja desnatado ou semi desnatado, a proteína se manterá a mesma.
Segundo cenário - acnes
Se o seu subtipo de sop cursa com quadros de acnes, principalmente se estiver no momento agudo (o quadro está no ápice), o leite pode aumentar esse processo inflamatório devido a: a) caseína; b) substâncias artificiais inseridas frequentemente nos leites atuais (leia a lista de ingredientes); e c) pela própria gordura láctea. Nesse texto detalhei de forma mais específica o tratamento natural para acnes hormonais na sop.
Após tratar o quadro de acnes na sop, é possível reintroduzir em uma frequência determinada o consumo de leite, caso você sinta falta. Essa frequência deve ser acordada pelo profissional e você, visto que é preciso encontrar um consumo que não faça sua pele reagir.
Algumas opções nessa reintrodução é o uso de leites desnatados (principalmente para mulheres com tendência à oleosidade na pele) e de preferência oriundos de vacas A2A2 (no mercado já há opções com essa característica, mas ainda são menos comuns). O diferencial do leite dessas vacas é que possui melhor digestão devido à característica da sua proteína láctea (menos alergênica).
Terceiro cenário - intolerância à lactose
Nesses casos o leite sem lactose é uma opção, mas na minha prática clínica sempre opto por evitar ao máximo esses produtos. Mesmo que deixe de te gerar desconfortos gastrointestinais, seu corpo já sinalizou que não tolera muito bem esse tipo de alimento.
Manter o consumo frequente é desafiar seu corpo e isso pode piorar o estado de inflamação - principalmente para as portadoras que ainda não trataram a sop de verdade.
Quarto cenário - emagrecimento
No emagrecimento, utilizar leite desnatado pode ser uma boa opção, caso não haja nenhuma outra condição citada anteriormente. Isso porque este leite não possui gordura saturada, o que pode contribuir com a redução do estado inflamatório do organismo.
E as bebidas vegetais?
Bebidas vegetais são bem vindas com cautela. Acima de tudo é preciso ler a lista de ingredientes para avaliar se são mesmo de qualidade. No meu acompanhamento nutricional, deixo sugestões de marcas que confio para facilitar o entendimento e compra das minhas pacientes.
Não adianta substituir o leite de vaca para diminuir a exposição à inflamação, mas estar consumindo ingredientes artificiais nas bebidas vegetais que inflamam da mesma forma.
Outro ponto importante é que em quadros acneicos, o uso de castanhas, inclusive em bebidas vegetais, deve ser moderado pois tendem a aumentar a produção de sebo pela pele, piorando o quadro. Exceto nesses casos, todas as outras bebidas vegetais são indicadas para a sop (castanha de caju, amêndoas, aveia, arroz, soja orgânica e coco).
Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U
Commentaires