top of page
mármore
Foto do escritornutri @carolinefbilro

#27 Quem tem sop pode comer doce?

É melhor preferir os fits?



A maior parte das portadoras de sop que eu atendo relatam ter muito desejo por doces e esse ser um dos principais desafios para elas ao longo do tratamento.


Sabemos que os doces tradicionais muitas vezes possuem uma grande quantidade de açúcar e, dependendo do seu subtipo de sop, pode ser que a resistência à insulina esteja presente. O consumo excessivo de carboidratos refinados, de açúcar e de gordura de má qualidade podem impactar diretamente na piora do quadro de resistência à insulina e, consequentemente, da sop.


E por que isso é tão ruim?


Ainda que o quadro de resistência à insulina esteja presente, os ovários se mantém sensíveis a esse hormônio. Isso significa que eles sofrem demais com esse excesso de produção hormonal. Fazendo uma analogia simples, é como se estivesse um frio de -6 graus e todos estivessem super acasacados, com lareiras ligadas e edredons, exceto os ovários.


Por isso, apesar de não ser uma regra, é comum que mulheres com resistência à insulina tenham ovários policísticos (detectados por imagem) ou menstruação irregular.


Mas afinal, o consumo de doces é proibido?


Na minha prática clínica, gosto de utilizar ferramentas de coaching específicas para ressignificar essa relação com os doces. O que percebo é que duas situações acontecem com as portadoras de sop que se preocupam com essa questão:


  1. Tentam zerar doces, até o momento em que estão extremamente ansiosas e estressadas. Com isso, acabam desistindo dessa ideia mas se sentem muito culpadas por estarem prejudicando o tratamento.

  2. Tentam substituir os doces por doces fits. O problema disso é que na maior parte das vezes eles não satisfazem o desejo por doces e elas acabam "pulando de galho em galho" com outros doces até comerem finalmente o que queriam. E então elas também se sentem mal por estarem prejudicando o tratamento.


Por isso considero que antes de pensar em comer ou não comer doces, é preciso trabalhar de forma comportamental essa relação. Só assim as mulheres com alto desejo por doce vão saber identificar se de fato são doces o que elas querem ou apenas estão mascarando uma emoção, se estão com vontade de doce mesmo ou se é apenas um hábito/fome disfarçada e muitos outros aspectos que podem estar envolvidos!


Ao mesmo tempo que isso é trabalhado, é claro que a qualidade dos doces consumidos faz toda a diferença. Vou deixar algumas características, que você provavelmente já deve conhecer, para identificar isso:


  • Comece por preferir chocolates acima de 60% cacau

  • Você pode usar ingredientes no seu dia a dia naturalmente adocicados como canela, cacau em pó e baunilha

  • Leia a lista de ingredientes de todos os doces que comprar. Essa é uma regra que favorece o consumo de preparações que contém ingredientes de verdade, sem conservantes, corantes e tudo mais. Vale dizer que esses ingredientes artificiais pioram a inflamação do organismo.


E os doces fits?


Caso você goste deles, é uma super possibilidade lançar mão (desde que não possuam adoçantes artificiais, como muitos "zero açúcar" que vendem em mercados). Mas é preciso cautela pelo motivo que citei anteriormente.


Você pode estar tentando comer doces fit e isso só aflorar ainda mais o seu desejo pelo doce tradicional. No fim, você acabará comendo mais do que se tivesse comido o doce que estava com vontade inicialmente.


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!


Ansiosa para te ver florescer,


Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todos os direitos autorais reservados.

Caroline F. Bilro

Nutricionista expert em Saúde da Mulher

CRN-4 19100909

Local de atendimento: 100% online, diretamente do Rio de Janeiro (Brasil)

  • telegram
  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page