top of page
mármore
Foto do escritornutri @carolinefbilro

#25 Quem é magra pode ter sop?

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Será que a Síndrome dos Ovários Policísticos é exclusiva de quem está acima do peso?



Esse é um mito que percorre muitos grupos de portadoras de sop. A realidade é que as alterações que a condição feminina pode gerar, na maior parte dos casos, influencia para que haja sim um aumento de peso.


Mas não em todos os subtipos de sop (se você não sabe do que estou falando, sugiro ler esse texto do site). Mulheres dentro da normalidade em relação ao peso podem inclusive ter resistência à insulina e isso pode ser algo bem sorrateiro. Vou explicar o porquê.


Se você já me segue em outros canais ou já pesquisou sobre a sop, sabe que muitos dos sintomas da condição feminina são gerados pelo desequilíbrio do modo de vida. Estresse, ansiedade, rotina instável de sono, alimentação com industrializados ou frituras e baixo exercício físico são os principais fatores que geram o agravamento do quadro e dos sintomas desconfortáveis.


Em mulheres sem sobrepeso muitas vezes o que as fazem descobrir a sop é a menstruação irregular, a presença de ovários policísticos ou surgimento constante de acnes. Em geral, é por esse motivo que procuram auxílio médico. Devido à normalidade quanto ao peso, é comum que tenham mantido um modo de vida não equilibrado durante anos, sem darem tanta atenção a manter uma rotina mais saudável ou realizarem check-ups médicos com frequência.


Não é incomum receber pacientes magras surpresas com o diagnóstico. Quando isso acontece, gosto de explicar sobre como o corpo funciona e as possíveis deficiências nutricionais geradas por todo esse tempo em desequilíbrio sem perceber.


E sim: a maior parte das mulheres com peso adequado que possuem sop me buscam com muitas deficiências nutricionais. Muitas vezes extremamente cansadas e com muita sonolência, queda de cabelo, baixíssimo apetite e alto desejo por doces.


Estas são queixas típicas de deficiências de nutrientes e que fica claro ao ler um exame de sangue que possui vitaminas de mulheres com esse perfil.


Todas essas características são reflexo de um corpo que precisa ser: a) desinflamado da forma adequada em primeiro lugar; b) verdadeiramente nutrido. Além disso, a mudança de comportamento em relação à comida e à percepção do próprio corpo é super importante - destaco aqui o quanto nós, mulheres como um todo, crescemos ouvindo que meninas magras tem saúde e são saudáveis. Nem sempre.


Caso você tenha sop e esteja com o peso adequado, não se surpreenda e também não se culpe. É hora de recalcular a rota do seu destino.


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!


Ansiosa para te ver florescer,


Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page