top of page
mármore

#23 É possível emagrecer com sop?

  • Foto do escritor: nutri @carolinefbilro
    nutri @carolinefbilro
  • 19 de abr. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Muito desejo por doces, ansiedade e resistência à insulina são alguns dos fatores que mais dificultam esse processo... por que perder peso na sop é tão difícil?



Eu sei que provavelmente você já fez diversas tentativas para emagrecer. Algumas podem ter dado certo por um tempo, mas logo em seguida tudo desandou e foi um desafio tentar retomar.


O tempo foi passando, os sintomas desconfortáveis da sop foram ficando piores e você acredita que o emagrecimento na sop é algo impossível, que poucas mulheres conseguem alcançar. Talvez as que possuem facilidades na rotina (saem cedo do trabalho, tem uma secretária do lar ou não possuem filhos).


Mas a verdade é que sim, é possível emagrecer mesmo se você for portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos e não possuir nenhuma dessas facilidades. Porém ter um olhar integrativo para tornar essa perda de peso possível é super importante.


Vou começar pelo ponto que considero essencial para que tudo dê certo - e que poucas pessoas começam por ele.


O comer emocional

Comer emocional é quando comemos determinados alimentos para compensar algum sentimento negativo (estresse, raiva, tristeza, ansiedade) ou positivo (felicidade, união).


Nesses momentos a tendência é que você coloque como foco a emoção e não a comida. Isto significa que você está comendo brigadeiro, mas para te trazer mais felicidade e não para apreciar o sabor dele (que muitas vezes passa até despercebido se houve alguma troca de ingrediente ou se quem preparou errou a mão nas quantidades).


Pode acontecer também que quando você se deu conta comeu uma tigela de coxinhas de frango, mas não porque estavam com um tempero delicioso, mas porque você estava super feliz por algum acontecimento específico na sua vida.


Perceber:

  • Quando você está comendo com foco na emoção

  • O que você come quando isso acontece

  • Onde e com quem isso geralmente ocorre faz TODA a diferença.


No meu acompanhamento com o Método OA², uso ferramentas de coaching para te ajudar com essa questão porque muitas vezes fazemos isso sem perceber - principalmente porque muitas pessoas à nossa volta também fazem, então apenas normalizamos.


A questão disso é que gera um excesso alimentar frequente na nossa rotina e nos desconecta dos sinais do nosso corpo, o que impacta nos dois outros fatores que, na minha opinião, atrapalham muito a perda de peso na sop.


Resistência à insulina

Se você já leu os outros artigos que escrevi aqui no site já deve saber que não são todas as mulheres com sop que possuem resistência à insulina, mas a maioria das portadoras com excesso de peso, tem resistência à insulina.


O consumo alimentar em excesso e frequente faz com o que o nosso corpo "desaprenda" a interpretar os sinais de fome e saciedade. A insulina é o hormônio que nos ajuda a perceber que estamos com fome e a leptina é o hormônio que nos ajuda a perceber que estamos saciadas.


Quando há resistência à insulina esses sinais ficam prejudicados facilitando que você sinta a sensação de que está com fome o tempo inteiro e coma muito mais do que a sua saciedade.


Percebe como o comer emocional está muito envolvido nesse processo?


Há muitas suplementações para auxiliar no tratamento natural da resistência à insulina como Cromo, Magnésio, Inositol, Zinco, Quercetina. A escolha do uso deles dependerá das suas queixas gerais quanto aos sinais e sintomas da sop.


Mas apenas eles, sem abordagem comportamental, geram pouquíssimos resultados.


A ansiedade

Com a vida da mulher moderna é bem comum (não significa que seja normal) que a gente se sinta ansiosa. Porém para portadoras de sop, que muitas vezes fazem muitas tentativas de tratamento frustradas, isso tende a ser muito aumentado.


Além de avaliar a possibilidade de realizar terapia, também é essencial que pratique válvulas de escapes para essas emoções desequilibradas do dia a dia. Práticas simples, rápidas, que a maior parte das pessoas poderia fazer, mas não fazem. Vou deixar listada algumas para te ajudar:


  • Acender apenas luzes mais quentes em casa à noite, principalmente no quarto de dormir (luz de abajur, bem baixinha)

  • Olhar as nuvens passando no céu por 3 minutos

  • Brincar com o pet no chão por 5 minutos

  • Separar o seu melhor hidratante corporal para passar no corpo após o banho em um dia estressante

  • Escrever os sentimentos em um papel

  • Fazer massagem nos pés antes de dormir


Pode parecer bobo mas experimente encontrar e colocar em prática uma dessas ações que promovem o seu bem-estar por 1 semana e veja a diferença que fará para você e a ansiedade.


Você provavelmente já leu sobre muitas estratégias nutricionais (low carb, jejum intermitente, chás, suplementos, rotina de exercícios...) para o emagrecimento na mulher com sop e de fato é preciso ajustar isso também. Mas só isso não basta, ao menos não na minha opinião profissional e depois de atender mais de 200 mulheres com sop.


Para te ajudar com isso, criei um e-book gratuito com 5 passos para um emagrecimento à prova da SOP. O link para ter acesso a ele é esse aqui.


Ansiosa para te ver florescer,


Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U

Comments


Todos os direitos autorais reservados.

Caroline F. Bilro

Nutricionista expert em Saúde da Mulher

CRN-4 19100909

Local de atendimento: 100% online, diretamente do Rio de Janeiro (Brasil)

  • telegram
  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page