Como diminuir os pelos, tratamento para queda de cabelo na sop e muito mais.
Um dos pré-requisitos para diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos é o excesso dos níveis de testosterona em exames de sangue ou a manifestação clínica dele (queda de cabelo, crescimento de pelos excessivos em locais que fogem do padrão feminino e surgimento de acnes nas costas, mandíbula e pescoço) como expliquei nesse artigo.
No entanto, para falar sobre o tratamento desse quadro preciso comentar alguns pontos precipitados quanto a esse hormônio na saúde da mulher.
Testosterona não é um hormônio masculino
Homens e mulheres possuem testosterona e estrogênio. Nos homens, o principal hormônio que confere suas características é a testosterona e nas mulheres, o estrogênio. Mas em qualquer um dos casos é preciso a existência dos dois hormônios em dosagens adequadas.
A testosterona te ajuda a ter libido
É por isso que mulheres que fazem uso de contraceptivo hormonal a longo prazo tendem a reclamar de baixa libido: esse fármaco diminui consideravelmente a testosterona, o que reprime os sinais do corpo para desejo sexual.
Em equilíbrio, a testosterona te ajuda a ter pele boa
Pense o contrário: se a testosterona fosse a causadora de todos os maus, todos os homens estariam lotados de acnes, certo?
Ela te ajuda com o gasto energético
Se você deseja emagrecer, esse é um ponto importante para alcançar esse objetivo. Esse hormônio aumenta suavemente a temperatura basal do nosso corpo, aumentando o gasto calórico
Há muitos outros benefícios da testosterona como: melhora da disposição, da saúde do cabelo e até mesmo do hábito intestinal. O que quis mostrar é que ela não é a vilã da sop e não é preciso - e tenho certeza que não é o que você quer depois de ler tudo isso - que ela diminua a qualquer custo.
O tratamento natural geral - parte 1
Sei que os sinais clínicos dos níveis de testosterona em excesso são realmente incômodos, principalmente para a mulher. Os principais fatores na SOP que influenciam o excesso de testosterona são a insulina e a saúde ovariana. Vamos falar sobre esses dois pontos para que você entenda melhor.
A insulina
Fala-se muito sobre a influência dos carboidratos no aumento da insulina. De fato esse é um dos grupos alimentares que mais afetam esse hormônio, principalmente quando falamos de produtos refinados (farinhas e açúcares brancos). Mas não são só eles.
O modo de vida como um todo molda o aumento da insulina:
Saúde emocional: você tem práticas anti estresse no seu dia a dia? O hormônio cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, quando muito estimulado por determinado período, aumenta insulina
Consistência de exercícios físicos: para a sop e a saúde hormonal é mais impactante ser constante nos exercícios do que ter picos esporádicos de frequência ao longo do mês
Base alimentar: aqui é importante dar nutrientes para que seu corpo "reaja e destrave". Na minha prática clínica o que mais percebo são mulheres diminuindo drasticamente carboidratos como a única estratégia para controlar a insulina e sop, mas nem sempre esse é o caminho mais eficiente e só fazer isso também não é suficiente.
Saúde do sono: Você acorda no dia seguinte realmente descansada (digno de quem dormiu uma noite inteira)? O que tem impactado no seu sono? Quais os seus rituais para a hora de dormir?
Isso me faz entrar no segundo fator geral para o tratamento natural da testosterona.
2. Saúde ovariana
Os ovários são um dos locais que produzem testosterona no corpo feminino. Por outro lado, a melatonina (conhecido como hormônio do sono) estimula a progesterona, que também é produzida nos ovários.
Vale lembrar que um desequilíbrio comum entre as portadoras da sop é o excesso de estrogênio, que também é produzido nos ovários, e a insuficiência de progesterona. Isto impacta diretamente na ovulação e regularidade menstrual.
Fica claro que para além de dar nutrientes via alimentação, também é preciso olhar para o seu sono. Quando dormir se torna um problema, este é um indicativo de que a melatonina não está conseguindo fazer o trabalho dela com eficiência. Vale ressaltar que o consumo de carboidratos de qualidade, em quantidade adequada, ajuda no equilíbrio desse hormônio.
Isso impacta no desequilíbrio da cascata hormonal como um todo (cortisol aumenta insulina, que estimula estrogênio e testosterona)
O tratamento natural com alimentos - parte 2
Além de ajustar a base alimentar como um todo (carboidratos, proteínas e gorduras), prezando por uma alimentação mais limpa (sem conservantes, corantes e etc), é preciso incluir nutrientes chave para equilibrar estrogênio e testosterona. Algumas estratégias são:
Consumo de chás: chá de hortelã e chá verde são os mais conhecidos na abordagem da sop, mas há outros bem interessantes para atuar na detoxificação do excesso de hormônios e exposição prolongada a medicamentos como o dente de leão, por exemplo
Consumo de brássicas: brócolis, couve flor e couve de bruxelas são alguns exemplos que ajudam na "limpeza" do organismo (desreguladores endócrinos ambientais, enzimas digestivas)
Polifenóis: alimentos vermelhos e roxos são os principais deste grupo. Polifenóis são ativos que ajudam a proteger as funções celulares, além de auxiliar na eficiência dos processos metabólicos no organismo. Como exemplo posso citar as frutas vermelhas e vegetais roxos (cebola, repolho, etc)
Ciclo das sementes: até o momento de escrita desse artigo não tive acesso a evidências científicas que comprovassem o efeito dessa estratégia para a regulação hormonal feminina, mas na prática clínica encontro resultados interessantes. É feita a rotação de sementes de abóbora, linhaça, gergelim e girassol.
Se você chegou até aqui deve estar pensando "Caramba, quanta coisa! Como colocar tudo isso em prática com a rotina que eu tenho? Quais as quantidades?" e sim... o tratamento natural para testosterona envolve mesmo muitos fatores.
Mas isso pode se tornar mais leve e acessível quando você tem suporte para dúvidas e um acompanhamento propriamente dito para pensar estratégias personalizadas para o seu caso. Isso te deixa mais segura até mesmo para direcionar sua energia em estratégias que darão certo efetivamente para você.
Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu Método OA² para o tratamento natural da SOP!
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U