O cansaço e a falta de energia são frequentes entre as portadoras
Ter a sensação de estar se arrastando ao longo do dia mesmo sem ter muito esforço é uma das queixas frequentes das mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos. Ao fazer os exames de sangue, duas situações podem acontecer:
A hemoglobina e ferro estão baixos, caracterizando uma anemia ferropriva
Hemoglobina e ferro estão dentro da normalidade (sem diagnóstico de anemia), mas a ferritina está baixa - e esse quadro é o que mais encontro durante o meu acompanhamento
Mas calma, você pode estar se perguntando: "o que isso quer dizer, Carol?"
Quando o primeiro cenário acontece, normalmente é mais simples de ser diagnosticado e tratado. Médicos e nutricionistas tem contato rotineiro com o tratamento da anemia ferropriva na faculdade.
No entanto, algumas mulheres tem dificuldades com a reposição tradicional de ferro: o intestino fica comprometido, podem ter enjoo e algumas não conseguem ter níveis normalizados de ferro com a suplementação comum.
Atualmente é possível combinar nutrientes em uma formulação manipulada de forma a otimizar a absorção desse nutriente pelo organismo. Avaliar se você tem consumido bebidas que dificultam a absorção de ferro em refeições como o almoço, por exemplo, também é preciso.
Quando o segundo cenário acontece, é preciso um olhar mais atento do profissional que te acompanha. A ferritina é o nosso estoque de ferro e caso esteja em níveis baixos você terá os mesmos sintomas de uma mulher com anemia ainda que por definição não esteja anêmica.
Suas unhas podem estar fracas, sua energia pode estar bem baixa, você pode ter dificuldade para acordar, a sua queda de cabelo pode aumentar e todos os outros sintomas clássicos da anemia podem estar presentes ainda que você não esteja com a condição propriamente dita.
Por isso é importante estar sendo acompanhada por um profissional que solicite seus níveis de ferritina, ferro, saturação de transferrina (para saber o quanto o ferro disponível está conseguindo ser transportado no seu corpo), hemoglobina e claro, que saiba interpretar e tratar todos esses quadros.
Mas afinal, a SOP causa anemia?
Até o momento não conheço estudos que concluam que a SOP cause anemia. No entanto, mulheres são grupos mais suscetíveis ao quadro por menstruarem com regularidade - lembrando que não são todos os subtipos de sop que tem menstruação irregular.
Além disso, a sua genética pode estar te influenciando e a sua alimentação também. Ter alimentos ricos em ferro no seu dia a dia e consumir alimentos/bebidas que ajudem na absorção desse nutriente é fundamental para a manutenção saudável desses níveis.
Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu Método OA² para o tratamento natural da SOP!
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U