Não tem como dar outra resposta a não ser fazendo outra pergunta: por que não poderia?
Fonte da imagem: De Bem Com a comida
Se você já está acostumada a ler os artigos que escrevo aqui, sabe que além de responder essas dúvidas mais frequentes também gosto de ir um pouco mais além para te dar autoconhecimento. Só assim acredito que de fato você será a capitã do seu próprio corpo e autônoma em relação à alimentação.
Mas e aí, será que a tapioca pode fazer parte da sua rotina?
A tapioca nada mais é do que a fécula de mandioca (amido). Por isso não contém glúten ou fibras. Ela faz parte do grupo alimentar dos carboidratos refinados e é esse o motivo pelo qual algumas portadoras ficam em dúvida se ela pode fazer parte ou não da rotina alimentar de quem foi diagnosticada com SOP.
Como qualquer outra refeição, o que de fato vai influenciar na resposta da insulina pelo seu corpo é a combinação dos alimentos e nutrientes na preparação. Isso significa que comer goma de tapioca pura tem um impacto e rechear estrategicamente essa receita (inclusive com fibras) tem outro impacto completamente diferente.
Um ponto importante que sempre sugiro é que leia a lista de ingredientes das gomas de tapioca. Assim como outros produtos alimentares, é importante priorizar as com menos ingredientes possíveis. No caso da tapioca, é bem comum encontrar marcas que adicionam conservantes na composição.
Nesse artigo explico com mais detalhes sobre a anatomia básica de uma refeição e o porquê na realidade ser isso que importa.
Se você é brasileira e mora no Nordeste ou Norte, sabe o quanto a tapioca faz parte da sua cultura alimentar. Não é necessário ir contra isso, até pela praticidade que essa preparação entrega. O que sempre digo às minhas pacientes é que tudo o que precisam é de autoconhecimento para:
Identificar sua fome real;
Fazer combinações inteligentes com os alimentos;
Ter equilíbrio em quantidades e frequências de consumo;
Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu Método OA² para o tratamento natural da SOP!
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U