top of page
mármore
Foto do escritornutri @carolinefbilro

#18 Como montar o melhor café da manhã para quem tem SOP?

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Controle da glicemia, saciedade e satisfação em diminuir sintomas



Antes de dar algumas sugestões práticas, quero começar te ajudando a entender a anatomia do melhor café da manhã possível para portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos.


O impacto glicêmico de uma refeição é um dos principais pontos que você precisa focar se é portadora de sop, mesmo que não queira emagrecer ou que o seu subtipo de sop¹ não tenha alterações hormonais envolvidas.


Isto porque a sop por si só é uma doença com potencial inflamatório e com tendência a gerar desequilíbrios metabólicos e ovarianos, o qual um dos mais comuns é a resistência à insulina. Se você não tem alterações hormonais mesmo com sop, o motivo para se preocupar com o impacto glicêmico do seu café da manhã deve ser a prevenção desse quadro.


Por outro lado, se você tem alterações hormonais é obrigatório dar atenção ao impacto glicêmico da sua alimentação. Dessa forma você evita o agravamento do quadro, além de diminuir potencialmente os sintomas desconfortáveis que possa ter (excesso de pelos, queda de cabelo, dificuldade para diminuir o peso, etc).


A anatomia básica da refeição

  1. Escolha uma fonte de proteína: além de dar saciedade por tempo prolongado, esse tipo de nutriente em geral tem menor impacto na glicemia que os carboidratos.

  2. Escolha uma fruta: é uma excelente fonte de nutrientes e uma forma gentil de acordar o seu corpo.

  3. Escolha uma fonte antioxidante (ou seja, substâncias que ajudam a proteger suas células dos danos causados por um modo de vida desequilibrado): pode ser em forma de shots matinais ou chás.


Para quem gosta/precisa de um café da manhã mais completo

Além dos três grupos que listei acima, outros dois podem se fazer presente:


  1. Escolha uma fonte de carboidrato de qualidade: esse é um grupo que é bacana estar presente para quem tem uma rotina que demanda alta carga física. É preciso lembrar que farinhas low carb não são consideradas fontes de carboidratos (e sim de gorduras saudáveis) e que não é errado ou ruim consumir esse grupo no café da manhã. Mais vale o equilíbrio em quantidades e frequências na semana do que o radicalismo seguido de frustrações.

  2. Escolha uma fonte de fibra: além da proteína, as fibras irão ajudar a equilibrar o impacto glicêmico dos carboidratos, lentificando sua absorção.


Agora que você já sabe que: a) a combinação dos grupos alimentares importa, b) o equilíbrio é mais importante do que ter ou não carboidratos e c) o que mais irá fazer diferença no café da manhã das portadoras de sop é proporcionar um começo de dia mais anti-inflamatório para o seu corpo, vamos a cinco exemplos de café da manhã para você.


5 sugestões de café da manhã

  • Panqueca de banana proteica e uma xícara de algum chá digestivo

  • Waffle de queijo com geleia de morango 100% fruta e água de coco

  • Iogurte natural com granola caseira e uma opção de fruta que auxilie na saúde intestinal (mamão, kiwi, ameixa...)

  • Ovo mexido com vegetal ralado e sementes com suco natural sem coar

  • Pão de frigideira com pastinha caseira de frango, uma opção de fruta que dê mais saciedade (banana, manga...), sementes e uma xícara de chá para equilíbrio glicêmico


Espero que esse texto tenha te ajudado a entender como fazer um café da manhã de qualidade. E pode ser que esteja se perguntando: "então é verdade que consumir café da manhã é obrigatório?"


E a resposta é que não. Nesse texto expliquei melhor sobre isso.


¹Se você nunca ouviu falar sobre os subtipos de sop ou se não sabe ainda qual é o seu, te convido a clicar nesse texto.


*as receitas dos exemplos propostos são disponibilizadas a quem está em acompanhamento comigo após avaliação caso a caso


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!


Ansiosa para te ver florescer,


Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U

410 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page