top of page
mármore
Foto do escritornutri @carolinefbilro

#17 Quem tem sop pode comer ovo?

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Vilão ou mocinho: eis a questão



Muitas mulheres com ou sem SOP tem medo de consumir ovos por causa do colesterol. Há muitos anos atrás o ovo foi vilanizado: era preciso evitar ao máximo o alimento por ser rico em colesterol.


A justificativa repetida era que isto descompensaria os seus níveis no corpo, aumentando principalmente o risco de doenças cardíacas.


O que a ciência diz

Com o passar do tempo esse mito foi caindo por terra: na ciência da saúde tudo evolui (ainda bem!). O que se sabe hoje é que o colesterol ingerido via alimentação interfere muito menos do que se pensava nos níveis totais de colesterol do nosso corpo.


Além disso, muitas pessoas até hoje tem medo do colesterol e acreditam que ele é ruim. É preciso dizer: para a produção adequada de hormônios (o que muito interessa as portadoras da sop) e da vitamina D, que ajuda na saúde ovariana e no equilíbrio de testosterona, é necessário colesterol.


Na realidade, 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo. Isso significa que quando se tem um estilo de vida desequilibrado (má gestão emocional, má alimentação com excesso de farináceos, saúde hormonal deficiente, rotina de sono ruim e pouco exercício físico), o organismo se sobrecarrega e inflama, o que impacta em todo este ciclo.


Outra curiosidade é que quando se ingere muito pouco colesterol via alimentação, como é o caso de dietas super radicais que retiram gorduras, o próprio organismo regula o aumento da produção dessa substância.


Isto influencia no aumento do hormônio insulina, o que gera aumento do desejo por doces, dificuldade em emagrecer e outros sintomas desconfortáveis. A verdade é que com o alto consumo de farináceos há aumento dos triglicerídeos, o que interfere negativamente em todas as outras porções de colesterol (VLDL, HDL, LDL e não-HDL).


Como utilizar essa informação para SOP

O resumo da ópera é que o ovo é um alimento super completo e que deve estar no dia a dia das portadoras de sop que consomem alimentos de origem animal. Além de ser proteico, o que auxilia na saciedade, no transporte hormonal eficiente e no ganho de massa muscular (quando a prática moderada ou severa de exercício físico é existente), também é rico em colina.


A colina auxilia na saúde cerebral e não podemos deixar de considerar o quanto mulheres com sop por vezes relatam fadiga mental gerada por estresse, ansiedade, sobrecarga de tarefas, frustrações com tentativas falhas de tratamento e o uso de anticoncepcional - sim, os contraceptivos hormonais podem impactar na deficiência de complexo B, um dos principais nutrientes relacionados a memória.


Qual a melhor forma de escolher e consumir ovos

  • Dê preferência aos caipiras, de pequenos produtores, orgânicos ou de galinhas criadas soltas (galinhas alimentadas com ração ou que passam por muito estresse em locais pequenos liberam toxinas para os ovos, que por serem fontes de gordura, acumulam essas substâncias)

  • Tempere naturalmente seu ovo: quanto mais temperos, mais nutrientes você agrega com uma simples omelete (a cúrcuma é um ótimo tempero anti-inflamatório, por exemplo)

  • Algumas formas de variar o consumo sem enjoar: utilize para preparar pastas caseiras para pequenos lanches, na massa de panquecas, de quiches e até mesmo cozido como petisco para o meio da tarde

  • Outra dúvida que sempre surge é a gordura para cozinhar: se preciso for, dê preferência ao azeite extra virgem. Esse é um óleo que ajuda a proteger as células dos danos causados pelo estilo de vida desequilibrado, além de ser anti-inflamatório

  • O segredo é o equilíbrio: assim como nenhum outro alimento, não deve ser consumido em excesso. Ou seja, é possível comer todos os dias, sem basear sua alimentação diária em ovos


O ovo não é vilão, assim como nenhum outro alimento é. Prepare seus ovos, seja feliz e tenha certeza que está ajudando no tratamento natural da sop seguindo os passos que estão aqui.


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para o tratamento natural da SOP!


Ansiosa para te ver florescer,

Nutri Caroline Bilro

 

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page